Novo carro da Volkswagen estará disponível em duas versões e motor 200 TSI

A Volkswagen informou o preço e a data de chegada do Nivus. O novo carro da marca estará disponível nas versões Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, por R$ 85.890,00 e R$ 98.290,00, no início de agosto. Fabricado na planta da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus é um personagem fundamental na maior ofensiva de produtos da Volkswagen na América Latina. “O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo”, explica Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Segundo o executivo, com o Nivus, a marca pretende inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro: o de SUVs cupês compactos. O veículo também será o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021. “Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado. Todas as nossas fábricas da Volkswagen no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia”, destaca Di Si.

O Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.

A versão topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo novo Golf na Alemanha.

Ilha digital – Para a marca alemã, a cereja do bolo fica por conta da “Ilha digital”, a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local. Itens de série no Nivus Highline. O VW Play é uma tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros.

O VW Play está disponível também como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infotainment Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional disponível para o Nivus, o pacote ‘VW Play & Tech’, que além da moderna central de infotainment, agrega também o ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com ‘shift-paddle’. O valor é de R$ 3.520,00.

Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma série especial, a Launching edition. Baseada na versão topo de linha Highline 200 TSI, o modelo vem nas cores vermelho Sunset ou cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e belíssimas rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferença fica por conta dos apliques laterais e do para-choque traseiro, e rack de teto, que na opção vermelho Sunset são em chrome effect e prata, respectivamente, e na versão cinza Moonstone assume as cores preto Ninja e preto. O lineup do Nivus contará com seis opções de cores: branco Cristal, preto Ninja, prata Sirius, cinza Platinum, bermelho Sunset e cinza Moonstone. Estas duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.

Motorização – Disponível no Polo, Virtus e T-Cross, o motor 200 TSI Total Flex (família EA211) equipa as duas versões do Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cv (94 kW) de potência e torque de 20,4 kgfm (200 Nm) a partir de 2.000 rpm. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de seis marchas (AQ250). Segundo a VW, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o modelo obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).

A suspensão foi totalmente desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. Por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição muito confortável ao volante. O Nivus é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensão e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo. Destaque também para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.

Segurança – A grande novidade no Nivus é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir destes parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego. Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferência do motorista) o veículo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema também atua com o propósito de evitar danos físicos maiores aos ocupantes.

Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, a atenção é fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, após a análise de uma série de parâmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um café e recuperar a atenção ao volante. Outro recurso presente é o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Volkswagen do Brasil / Imprensa
Fotos: Divulgação