Segundo a marca, modelo deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano

Mistura dos estilos crossover, SUV coupé e carro-design. Essa é a definição da Volkswagen em relação ao Nivus, novo carro da marca em fase de testes pelas estradas brasileiras, que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano no Brasil – a partir do segundo semestre chegará também aos demais países da América do Sul.

O Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sob a Estratégia Modular MQB. Seguindo a receita dos modelos Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. E será o primeiro modelo desenvolvido localmente, que será também produzido e comercializado no mercado europeu.

O modelo exibe um desenho marcante, com amplo destaque para a queda suave da coluna ‘C’, uma característica típica dos cupês. Os faróis e as lanternas são em LED, além do DRL (daytime running light), com uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o visual.

Graças à Estratégia Modular MQB, o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com total conforto os cinco ocupantes. O balanço traseiro mais pronunciado permite oferecer também um excelente porta-malas, com capacidade para até 415 litros. O motor é o conhecido 200 TSI de três cilindros, flexfuel, com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas.

Com relação a tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O terá também o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Volkswagen do Brasil / Imprensa
Fotos: Divulgação