Hatch compacto chega em duas versões e traz motor 1.6 flex de até 130 cv

Depois de muito suspense, o Kia Rio finalmente chega ao mercado nacional. Fabricado na planta de Pesquería, no México, o hatch compacto sul-coreano desembarca no Brasil em duas versões: LX, por R$ 69.990,00, e EX, por R$ 78.990,00. O modelo vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT). Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.

Em sua quarta geração, o exterior do Kia Rio é definido por linhas firmes e marcantes. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis. A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas. O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros. As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65. Segundo a Kia, em breve, para um visual mais esportivo e dinâmico, o Rio EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.

O interior traz linhas horizontais que percorrem o painel e seguem o padrão do design exterior. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones. De acordo com a marca, os bancos da frente foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, com design mais fino e acolchoado para minimizar o cansaço do motorista durante longas viagens.

O modelo apresenta vários itens tecnológicos, incluindo sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som. Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.

Segurança – Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do Rio incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas. Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.

Fonte: Textofinal Comunicação Integrada
Fotos: Divulgação