Sistema terá garantia de qualidade da Toyota em parceria com a Landirenzo

A Toyota acaba de lançar no mercado brasileiro o Kit GNV certificado pela marca, que será disponibilizado para a linha Etios 2020 na carroceria sedã. Segundo a fábrica, além da garantia de qualidade na instalação do sistema de Gás Natural Veicular no modelo, o objetivo é oferecer um produto com foco no maior valor de revenda e economia de combustível. Em parceria com a Landirenzo, empresa italiana que atua há 65 anos na produção de kits GNV para o setor automotivo, a Toyota vai oferecer duas opções de entrega do modelo equipado com o componente de abastecimento.

Na primeira, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela Toyota para a instalação do kit, com prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5.000 km rodados. Na segunda opção, o proprietário pode ter a praticidade de retirar o veículo já com o dispositivo instalado na concessionaria Toyota, mediante pagamento de frete de plataforma entre concessionária e oficina.

O preço sugerido para a aquisição do dispositivo de Gás Veicular Natural é de R$ 5.360,00, podendo variar de acordo com o valor de instalação do kit na oficina autorizada. Nesta primeira fase, somente as concessionárias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro poderão oferecer a instalação do kit GNV nas oficinas certificadas. Em março de 2020, o projeto se estenderá para as concessionárias da região Nordeste e Sul e, a partir de junho do ano que vem, estará distribuída por todo o Brasil.

O kit escolhido foi o sistema de 5ª geração da Landirenzo, composto por 11 componentes de alta qualidade que proporcionam o perfeito funcionamento do veículo. São eles:

•          Injetores
•          Suporte de Cilindro
•          Chave Comutadora
•          2 cilindros de 7,5m³
•          Central Eletrônica
•          Manômetro
•          Sensor de temperatura de água
•          Redutor de Pressão
•          Válvula de abastecimento
•          Filtro de Gás
•          Sensor GNV

De acordo com a Toyota, a grande vantagem para o cliente é que a fábrica manteve a garantia original do veículo, enquanto o Kit GNV possui garantia de 3 anos ou 100.000 km. Além disso, os engenheiros da Toyota realizaram alguns ajustes no veículo para que a instalação não modifique as características e performance do Etios. São eles: calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindro, central eletrônica, flauta e válvula de abastecimento/filtro) específicos que garantem resistência e durabilidade; revisão no layout das mangueiras; e tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio, adicionando também proteção para os casos de interferência inevitável.

Etios Sedã 2020 – Oferecido nas versões X e X Plus, o Etios na carroceria sedã vem equipado com motor 1.5L VVT-i DOHC de 16 válvulas, produzindo 107 cv nas medições realizadas com abastecimento de etanol. O câmbio é oferecido em duas configurações: manual de seis velocidades ou automática de quatro velocidades. As versões também possuem direção eletroassistida progressiva, que garante ótima dirigibilidade.

A versão X possui ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

Já a versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.

Fonte: Toyota do Brasil / Printer Press Comunicação Corporativa / Imprensa
Fotos: Divulgação