Nova geração do compacto da Chevrolet está maior que o seu antecessor

Poucos meses depois de lançar o Onix Plus, a Chevrolet acaba de lançar a nova geração hatch do compacto, que chega com preços entre R$ 48.490,00 e R$ 72.990,00, e traz mudanças no design, na estrutura e no conjunto mecânico. O novo Onix hatch está disponível nas opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier.

Além disso, a marca está disponibilizando três pacotes de acessórios originais: Adventure, Sport e Elegance. O Kit Adventure caracteriza-se pelas rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques, enquanto o Kit Sport é marcado principalmente pelos spoliers frontais traseiros e laterais, além das rodas escurecidas. Já o Elegance traz peças cromadas que deixam o carro com uma aparência ainda mais sofisticada. O novo hatch traz também, entre outras novidades, seis airbags de série, Wi-Fi, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento.

O Onix 2020 traz design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. As medidas estão maiores que geração anterior, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do hatch, esse incremento foi de 41 mm, 23 mm e 230 mm, respectivamente. Com isso, o carro ultrapassa os quatro metros de comprimento (4.163 mm).

Na frente, destaque para a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do novo modelo topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque.

O para-choque traz elementos aerodinâmicos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto. Já o ângulo de inclinação do capô, informa a marca, garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduz a resistência e o ruído do vento em altas velocidades. Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade, enquanto as esculturas da carroceria realçam o dinamismo do carro até mesmo quando está parado. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Em relação a parte traseira, o novo Onix se destaca pela tampa traseira devidamente esculpida e com aerofólio na parte superior. O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo.

Internamente, o volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletrônicamente a velocidade – útil para evitar multas. Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromadas e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT. Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo. Nos bancos traseiros, as dimensões foram ampliadas e redesenhados para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos.

De acordo com a General Motors, o novo Onix foi totalmente projetado dentro do conceito de carro inteligente. Assim, é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação pode ser feita remotamente via internet.

Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Para estacionar, basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada.

Conectividade nível 4 – Assim como o Onix Plus, o hatch traz Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados do seu celular para acessar a internet. No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones. A antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo. O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall. Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o movo Onix equipado com o sistema OnStar. Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.

A segunda geração do Onix chega como uma família de motores inteiramente nova, de três cilindros, da família Ecotec. São duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). O novo Onix 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 10,1 segundos tanto na versão manual quanto na automática. Com gasolina no tanque, o hatch com transmissão manual de seis marchas roda, em média, 16,7 km/l na estrada e 13,9 km/l na cidade. Os números com etanol são 11,7 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.

Preços
Onix 1.0 (Manual) – R$ 48.490,00
Onix 1.0 LT (Manual) – R$ 51.590,00
Onix 1.0 LT 1 (Manual) – R$ 53.790,00
Onix 1.0 LT 2 (Manual) – R$ 54.625,00
Onix 1.0 LT 3 (Manual) – R$ 55.590,00
Onix 1.0 Turbo (AT6) – R$ 55.590,00
Onix 1.0 Turbo LT (Manual) – R$ 57.590,00
Onix 1.0 Turbo LT (AT6) – R$ 62.890,00
Onix 1.0 Turbo LTZ (Manual) – R$ 60.990,00
Onix 1.0 Turbo LTZ (AT6) – R$ 66.290,00
Onix 1.0 Turbo Premier (AT6) – R$ 69.990,00
Onix 1.0 Turbo Premier II (AT6) – R$ 72.990,00
Onix 1.0 Turbo Premier III (AT6) – R$ 72.990,00

Fonte: General Motors / Imprensa
Fotos: Divulgação