Picape foi desenvolvida pela Toyota Gazoo Racing para uso off-road em alta velocidade

A Toyota apresentou esta semana na Argentina a nova Hilux GR Sport, uma versão da picape desenvolvida sob a filosofia Gazoo Racing, projetada para uso principalmente off-road em estradas de terra e de cascalho em alta velocidade. A nova Hilux GR Sport está equipada com um motor a gasolina V6 de 234 cv de potência, câmbio automático de seis velocidades e traz melhorias em sua suspensão, além de renovado design externo e interno. A opção de 177 cv a diesel também está presente com caixa automática de seis velocidades. O modelo chega ao Brasil em fevereiro de 2020, quando serão anunciados os preços.

Externamente, a nova Hilux GR Sport apresenta uma imagem mais esportiva e mais sofisticada. Na frente, o símbolo “GR” é adicionado à grade com o emblema “Toyota”, enquanto a adição do protetor frontal aumenta a robustez do modelo Hilux. Os detalhes laterais do estilo TGR estão concentrados na área inferior das portas, deixando mais superfície livre nas laterais e na porta traseira. Assim como a versão apresentada em 2018, o esquema de cores é ajustado de acordo com a carroceria, assim como os ornamentos das luzes de neblina. A vista lateral é completada com as molas helicoidais e os amortecedores traseiros monotubo pintados na cor vermelha, enquanto as maçanetas das portas e espelhos em preto metálico, contrastando com as cores da carroceria. A versão V6 adota um novo estilo de rodas de liga leve de 17”, com seis raios angulares, mantendo o esmo tipo de pneu de dimensões 265/65 R17 AT. A versão a diesel mantém o design mais robusto e cor preta. Completando o pacote externo, para todas as versões da nova Hilux GR Sport, é oferecido um novo design de santantonio, com linhas mais dinâmicas e cor cinza de maior contraste, complementada pela capota marítima.

O design interno combina características esportivas com o conforto característico da Hilux. Ele incorpora uma câmera frontal no para-brisa, para gravar estilo de ação ao vivo em qualidade FullHD ou para ser usado como um meio de segurança e registro, pois permite que seja configurado para gravar continuamente (estilo de câmera de segurança) e ser ativado em caso de colisão. O estofado em couro preto perfurado agora apresenta um fundo vermelho, em sintonia com as costuras vermelhas dos bancos, braços, freio de mão e console central. A atmosfera interior é complementada com estofamento no teto e colunas em preto, criando uma sensação de esportividade, onde se destacam as características da marca Gazoo Racing, como o botão Iniciar e Smart Key, a placa numerada, os apoios de cabeça e os tapetes.

A nova Hilux GR Sport compartilha o mesmo nível de conforto, tecnologia e equipamentos de segurança da Hilux SRX. Os faróis de LED se destacam, um navegador embutido no sistema multimídia com uma tela sensível ao toque de 8”, Smart Entry System que permite destrancar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura enquanto pressiona a tecla inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o Push Start Button. Além disso, possui controle de velocidade de cruzeiro, além de um comando de quatro direções no volante para a exibição de informações múltiplas.

A nova Hilux GR Sport está equipada com:
• Controle de assistência de arranque em subida (HAC – Hill Start Assist Control), um sistema que facilita as manobras de subida em uso off-road e urbano, atuando automaticamente nos freios ao sair da inércia.
• Controle de tração ativo (A-TRC – Active Traction Control), que funciona quando a tração 4×4 é ativada e evita derrapagem do veículo, aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente perde a aderência e, portanto, envia maior torque na roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.
• Trava do diferencial traseiro que, quando operada, permite que as duas rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de escape em uma situação de obstrução. Também é adicionado o assistente de descida (DAC – Downhill Assist Control), que ajuda o motorista a manter uma velocidade constante em declives acentuados, combinando o freio do motor e a pressão de frenagem.
• Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais poderosas (modo POWER) ou com consumo mais controlado (modo ECO).

O pacote de segurança ativa inclui:
• Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD);
• Assistente de frenagem de emergência (BA);
• Controle de tração (TRC);
• Controle de estabilidade (VSC);
• Controle de balanceamento de reboque (TSC);
• Assistente de subida (HAC);
• Luzes de parada de emergência (EBS);
• Faróis de neblina dianteiros LED;
• Luz de neblina traseira.

Quanto à segurança passiva, está equipada com:
• Sete airbags: frontal para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros;
• Cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes;
• Pré-tensor e limitador de força para os cintos de segurança dianteiros;
• Indicador de cinto de segurança e alarme para todos os assentos;
• Fixações Isofix e fixação com suportes para a correia superior.

Do ponto de vista estrutural, a carroceria não só possui barras de proteção lateral nas portas, mas também foi projetada para absorver impactos frontais e laterais, mantendo a integridade da cabine. As opções externas continuam as mesmas da marca Toyota Gazoo Racing: Black Mica, Metallic Red e Pearl White, sendo esta a única opção de dois tons com teto e capô na cor preta.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Toyota do Brasil / Printer Press Comunicação Corporativa / Imprensa
Fotos: Divulgação