Compacto da Hyundai estará disponível na primeira quinzena de outubro

A nova geração do HB20 chega ao mercado brasileiro na primeira quinzena de outubro. Primeiro veículo da Hyundai Motor Brasil inspirado na nova linguagem de design da marca, a “Esportividade Sensual”, o compacto estreia com preços que variam entre R$ 46.490,00 e R$ 81.290,00. Produzido na fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba (SP), o modelo traz equipamentos inéditos, maior espaço interno e motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível.

O novo HB20 é uma clara evolução da linguagem de design global da Hyundai. Entre os destaques estão a grade dianteira, com efeito cascata, e os novos faróis, que acompanham lado a lado os vincos do capô. As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual.  Destaques também para as novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X). Na traseira, apresenta novo para-choque, o inédito conjunto óptico e linhas mais sofisticadas. Uma gama de nove cores exteriores estará disponível para a nova família HB20, sendo oito delas inéditas. São elas: a sólida branco Atlas, as metálicas prata Brisk, cinza Silk, cinza Khaki, e as perolizadas azul Sapphire, verde Amazon e vermelho Magic.

O habitáculo da família HB20 tem novas linhas limpas e horizontais, combinadas ao acabamento mais sofisticado e novas cores. Todas as versões tiveram seus bancos renovados. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio. O espaço interno cresceu 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.

Em relação a conforto e conveniência, a nova geração do HB20 traz mais novidades. A versão topo de linha tem itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade. Além disso, conta com partida do motor por botão, alavancas no volante para trocas de marcha (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, e a nova central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, oferecendo conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto.

Em relação a segurança e tecnologia, o novo HB20 também apresenta novidades. A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).

Todos os veículos ainda são equipados com fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros e traseiros) e com pré-tensionador (dianteiros), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (para todos os ocupantes), estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável. O compacto cresceu. Em sua segunda geração, o HB20 teve suas medidas aumentadas. O tamanho entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente.

Veja abaixo as dimensões do veículo:

Dimensões Hatch Sedã X
Comprimento (mm) 3.940 4.260 3.970
Largura (mm) 1.720 1.720 1.740
Altura (mm) 1.470 1.470 1.540
Entre-eixos (mm) 2.530 2.530 2.530
Porta-malas (l) 300 475 300

Motorização – A grande novidade na segunda geração do compacto sul-coreano é o motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S. Com o sistema de injeção direta (GDI), turbo e intercooler, o propulsor três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.

As motorizações disponíveis são:

Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
·         Cilindrada: 998 cm³
·         Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
·         Taxa de compressão: 10.5

Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
·         Cilindrada: 998 cm³
·         Potência: 80 (E) | 75 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 10,2 kgf.m (E) | 9,4 kgf.m a 4.500 rpm
·         Taxa de compressão: 11.5

Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex
·         Cilindrada: 1,591 cm³
·         Potência: 130 (E) | 123 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 16,5 kgf.m (E) | 16,0 kgf.m a 4.500 rpm
·         Taxa de compressão: 11.0

Versões – A segunda geração do HB20 está disponível em versões inéditas. Para a configuração hatch tem Sense (1.0l MT), Vision (1.0l MT, 1.6l MT e 1.6l AT) Evolution (1.0l MT e 1.0 Turbo GDI AT), Launch Edition (1.6l AT), Diamond (1.0l Turbo GDI AT) e Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT). Já o HB20S sai de fábrica com opções Vision (1.0l MT, 1.6l MT e 1.6l AT), Evolution (1.0l MT e 1.0 Turbo GDI AT), Diamond (1.0l Turbo GDI AT) e Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT). A família fica completa com o aventureiro HB20X, disponível nas versões Vision (1.6l MT e 1.6l AT), Evolution (1.6l AT), Diamond (1.6l AT) e Diamond Plus (1.6l AT).

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hyundai Motor Brasil / Ketchum-Interfuse / Imprensa
Foto: Divulgação

 

 

Anúncios