Nova geração do modelo da Chevrolet também ganhou uma versão sedã, chamada de Onix Plus e não mais Prisma

Depois de vários meses de suspense, mas com algumas dicas aqui e ali, a Chevrolet acaba de lançar a nova geração do Onix hatch e do Onix sedã. Sim, também o sedã, pois agora esta versão se chamará Onix Plus e não mais Prisma. O Onix 2020 chega maior, mais refinado e muita conectividade, como o Wi-Fi nativo e a nova geração do multimídia MyLink. Assistente de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por botão e sensor de ponto cego são algumas das outras novidades disponíveis no novo Onix e no novo Onix Plus, como passou a ser chamado o sedã. Já airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade passam a complementar a lista de itens de série. Estreiam junto com o novo Onix dois motores de nova geração da família Ecotec, incluindo uma inédita opção turbo. O Onix Plus chega a partir deste mês de setembro, enquanto as entregas do hatch se iniciam em novembro. Ambos contam com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet. A nova geração do Onix traz um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec, que chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm), que equipará as versões de entrada, e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm), nas versões LTZ e Premier. Os preços sugeridos são de R$ 48.490,00 (Onix 1.0 manual) a R$ 73.190,00 (Onix Plus Premier).

A nova geração do Onix traz design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. Tanto o hatch quanto o sedã trazem o DNA que permeou o design do movo Onix, mas da coluna central para trás, cada um tem personalidade própria, inclusive com dimensões distintas. As medidas do novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Assim, o Onix Plus ficou com 4.476 mm de comprimento e 1.746 mm de largura. O porta-mala tem 469 litros. Na frente, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

Na versão Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do novo modelo topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Em relação a parte traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. O novo formato da carroceria trouxe avanços adicionais, entre eles o melhor aproveitamento do compartimento de bagagem. As dobradiças foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos.

O hatch conta com uma silhueta mais dinâmica. A porta traseira tem contorno exclusivo, a coluna “C” é mais larga, e o aerofólio, integrado. Atrás, as lanternas têm formato único e a assinatura luminosa em LED traz outro tema. O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo. O novo Onix chega oferecendo mais conforto para todos os ocupantes. O volante tem desenho inédito, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletrônicamente a velocidade. Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT. Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Os bancos dianteiros tem encosto inteiriço e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo. Os passageiros traseiros ganharam igualmente atenção especial. Segundo a GM, as dimensões foram ampliadas e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Duas tomadas USB foram instaladas no dorso do console central, além dos porta-objetos ampliados. O novo Onix apresenta acessórios que podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes, que complementam a estratégia de versões. Entre outros pacotes têm o Kit Elegance, com peças cromadas que deixam o carro com uma aparência ainda mais sofisticada; o Kit Sport, com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas; além do Kit Adventure, com itens como protetores de para-choque, rack de teto e rodas diferenciadas.

Entre as várias tecnologias, o novo Onix traz identificação do motorista pela presença da chave eletrônica, que permitir também o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet. Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Para ajudar a estacionar, basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada no novo Onix.

Conectividade nível 4 – Além do multimídia MyLink e do sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras funções, comandar funções do veículo pelo app, o Onix oferece Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet. No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones. Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, inaugurado o nível 4 – o mais avançado disponível no mercado. O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall. Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o novo Onix equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como: auxílio para resgate em caso de acidente; assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service; auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto; serviços de emergências; e comandos remotos. Em relação a nova geração do multimídia MyLink, a GM reforças que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo. Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.

Desde as versões de entrada, o carro vem equipado com um abrangente pacote de segurança: airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série. Conforme a GM, a estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência. Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência. Um dos focos foi a eliminação de peso. Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg; do novo sistema de propulsão, mais 15kg. Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido – esta peça reflete também em melhor dirigibilidade. Melhorias paralelas que chegam com esta geração do Chevrolet são os discos de freios dianteiros redimensionados, os rolamentos de rodas de terceira geração semelhantes aos do Cruze e os reforços no conjunto de isolamento acústico.

 

 

 

 

 

 

Fonte: GM Mercosul / Imprensa
Fotos: Divulgação

Anúncios