Por Vito Zanella

“Mobilidade urbana”, “Carros elétricos e híbridos” e “Modelos autônomos” são os grandes temas do 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começou nesta quinta-feira, dia 8, e vai até 18 de novembro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Segundo a organização, a estimativa é receber mais de 700 mil pessoas durante esse período, onde as marcas apresentam vários modelos visando um futuro mais seguro, além de suas linhas 2019 e carros conceito, entre outras atrações. Veja a seguir algumas montadoras e seus destaques.

Chevrolet – Novo Camaro e o 100% elétrico Bolt EV são as novidades da Chevrolet no Salão. O superesportivo é apresentado no Brasil na versão SS cupê e conversível com aperfeiçoamentos na performance do motor 6.2 V8 de 461 cv. O modelo diferencia-se também pelo design mais imponente e esportivo. Outro avanço está na nova transmissão, automática sequencial de 10 marchas. O carro chega às lojas no início do ano que vem.

Já o Bolt EV inaugura a eletrificação Chevrolet no Brasil. Segundo a marca, o modelo elétrico é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias. O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para alimentar as baterias. No Brasil, o Bolt EV começa a ser comercializado em 2019, por R$ 175.000,00.

A Chevrolet reservou grande parte do seu estande para mostrar a linha de produtos atualizada, incluindo as novas configurações do Cruze e do Tracker. Além disso, apresenta cinco carros conceitos distintos: Cruze Sport6 SS, Equinox Midnight, Onix Sound, Trailblazer Concept, e uma versão adaptada do Spin com rampa na parte traseira para fácil acesso de cadeirantes. A marca aproveitou também o Salão para anunciar que em 2019 os novos modelos Chevrolet terão Wi-Fi com internet 4G.

Dodge – O destaque da Dodge no Salão é um modelo atual que já virou um clássico: o Challenger SRT Hellcat, que está mais potente. O motor V8 HEMI Hellcat de 6,2 litros com compressor ganhou 10 cv e agora é capaz de despejar 727 cv. Além disso, o torque subiu de 89,8 para 90,7 kgfm. Segundo dados da marca, o muscle car acelera o quarto de milha (de 0 a 402 metros), a distância tradicional de uma pista de arrancada, em 11,2 segundos, chegando a 201 km/h. A velocidade máxima é de 320 km/h.

Outro veículo exposto é o Durango GT. Com sete lugares e tração integral, o modelo fabricado em Detroit (EUA) está sendo avaliado para voltar a ser oferecido oficialmente no País, como entre 2013 e 2016. O propulsor é o mesmo que equipa o Journey vendido aqui no Brasil, Pentastar V6 de 3,6 litros com 292 cv (8 cv a mais do que no “irmão menor”). Ele faz par com o câmbio automático de 8 marchas com alavanca em “T”, de empunhadura mais esportiva e com opção de comandos sequenciais.

Importado do México na bem equipada versão R/T, o Journey acaba de ganhar o pacote visual Blacktop. Com ele, todas as peças externas que normalmente são cromadas ou prateadas passam a ter acabamento preto brilhante (black piano). São elas: as rodas (de 19 polegadas), os contornos da grade, a moldura da entrada de ar no para-choque dianteiro, as barras de teto e até as capas dos retrovisores – via de regra, elas são pintadas na cor da carroceria.

Fastback

Fiat – Entre as atrações da marca italiana, estão carros conceito e modelos consagrados em versões diferentes. Destaques para o Fastback – novo carro conceito da marca – e outros quatro show-cars: Argo Sting, Cronos Sport Mobi Pack Cross e Toro Rescue. Há também modelos como o Mobi Drive Velocity, o Mobi Way Extreme com Pack Cross, o esportivo Argo HGT AT e o Cronos Precision AT. Uma área de picapes conta com uma exclusiva série especial baseada na versão Strada Adventure, chamada de Cross Road. Ela traz um kit de acessórios que acabou de ser lançado, composto de extensor de caçamba, protetor de soleira, capa para bancos e um badge alusivo na lateral.

Toro Rescue

Com um Ducato e um Fiorino transformados, a Fiat apresenta, pela primeira vez no Brasil, a plataforma Fiat Professional, que chega ao mercado no primeiro trimestre de 2019. Segundo a marca italiana, com um conceito de incremento de serviços diferenciados para clientes profissionais, como horário de atendimento estendido, troca imediata de peças e carro reserva, traz uma nova forma de atender tanto para vendas quanto para pós-vendas. Assim, não haverá a necessidade de que esse tipo de cliente pare seu trabalho quando precisar de manutenção, serviços ou peças.

Argo Sting

Outra novidade relacionada à rede é a primeira concessionária digital do Brasil que acaba de ser lançada. Seu grande diferencial é alta tecnologia que permite ao cliente um verdadeiro self-service, fazendo uso de navegação digital para conhecer, escolher e explorar os carros da Fiat, tudo no seu ritmo, de maneira independente e intuitiva.

Novo Accord

Honda – Ao completar 70 anos de existência no mundo, a fábrica japonesa aproveita o evento para apresentar, entre várias atrações, o novo Accord, sedan equipado com inédito motor 2.0 turbo de 256 cavalos, e que introduz no mercado brasileiro o Honda Sensing, seu pacote de tecnologia avançada de segurança e assistência ao condutor, com frenagem automática. A empresa também mostra o recém laçado HR-V 2019 e o HR-V Touring, que chega no próximo ano, equipado, pela primeira vez no Brasil, com motor 1.5 turbo, além de seus modelos comercializados no Brasil.

 

NeuV

Em relação às soluções de mobilidade avançadas, que integram conectividade e comodidade aos usuários, com tecnologias amigáveis ao meio ambiente, estão expostos dois modelos conceito: o NeuV e o Urban EV Concept. O NeuV é um conceito puramente elétrico e autônomo, que utiliza inteligência artificial para proporcionar uma experiência prazerosa e segura a bordo.

Urban EV Concept

O Urban EV Concept, um conceito também elétrico, se mostra ideal para o ecossistema das cidades. Ele apresenta o estado da arte em tecnologia, com funções interativas de comunicação que permitem uma conexão mais divertida com as pessoas. O modelo tem previsão de início de vendas na Europa, a partir de 2019, e no Japão, em 2020.

CB 1000R

Outras atrações são as motocicletas e quadriciclos. No universo de duas rodas, está exposta a recém-lançada CB 1000R, modelo que introduz o conceito Neo Sport Café no Brasil, com destaque para o design minimalista pelo qual os componentes da motocicleta ficam expostos. A GL 1800 Gold Wing, complementa a exposição, ao lado da superesportiva CBR 1000RR Fireblade, da maxi-scooter X-ADV e da PCX 150, renovada para 2019.

Renegade Willys

Jeep – O grande destaque da Jepp é a apresentação do Renegade Willys, futura edição limitada do Renegade, que homenageia a marca que criou os primeiros Jeep. A base será a versão Trailhawk, mas com vários diferenciais de estilo. A exemplo das inscrições “Willys” nos para-lamas dianteiros e “4-Wheel Drive” na tampa traseira, como era comum nos antepassados do Renegade. A pintura da carroceria será verde Recon, combinada a várias peças externas com acabamento escuro, como as rodas, emblemas, molduras de grade e para-choques e capas de retrovisores. Tonalidades que contrastam com a estrela branca nas colunas C, também bordada nos encostos dos bancos dianteiros. Outro destaque é o B-Ute, show car funcional desenvolvido em conjunto com a Mopar para a edição mais recente do evento anual  Easter Jeep Safari, em Moab (EUA), no final de março, o B-Ute é um Jeep Renegade desenhado para uso fora de estrada pesado, mas sem perder a praticidade.

Wrangler Sport

Jeep aproveita o Salão para exibir toda sua linha de SUVs, linha 2019, como o novo Renegade, Compass, novo Wrangler, Compass S, novo Cherokee e Grand Cherokee. Além de todos esses SUVs, o estande traz, entre as atrações no estande, o Jeep Studio Tattoo, um salão de tatuagem –  aberto ao longo de todos os dias do evento. Para poder ter acesso a ele, será preciso estar cadastrado no clube de relacionamento Jeep Nation, o que pode ser feito ali mesmo no local. Os tatuadores, do estúdio Black Ball Tattoo, estarão livres pra realizar diversas opções de desenhos – incluindo alguns relacionados à Jeep. Até um Compass será tatuado durante o Salão do Automóvel.

Leaf

Nissan – A principal atração da Nissan é o Leaf. O carro 100% elétrico está disponível para compra pelo programa de pré-venda para os mercados do Brasil, Chile e Colômbia. O valor é R$ 178.400,00. O mesmo sistema estará disponível para os consumidores da Argentina a partir de janeiro de 2019. Também elétrico, outra atração é o protótipo do carro de corrida da marca na Fórmula E. O Nissan X-Trail aparece no evento em sua versão híbrida, que combina um motor elétrico com outro a gasolina. A marca exibe também o carro-conceito Xmotion Concept, que atende as necessidades dos motoristas de um futuro próximo, em que os crossovers serão autônomos e conectados.

Outro destaque é o show-car Frontier Sentinel, criado pela equipe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil especialmente para o Salão. Tendo como base a Frontier, que a partir da primeira quinzena de novembro passa a vir da Argentina, a Sentinel é uma picape criada para missões de resgate nos diversos tipos de terreno do Brasil, com visual e equipamentos robustos para enfrentar qualquer situação. Além de equipamentos importantes para esses trabalhos, o show car também traz dois conjuntos de baterias Leaf para ajudar no suprimento de energia elétrica para aparelhos.

Toda pintada na cor “Azul Trovão”, inspirada nas araras azuis brasileiras, a Frontier Sentinel destaca-se externamente também pelo snorkel para condução por locais com níveis elevados de água e área com sistema de iluminação de alerta acima do para-brisa. Os para-lamas trazem peças plásticas para maior robustez do visual e que contam com defletores. As rodas aro 16 são protegidas por uma cobertura especial e calçadas em pneus Heavy Duty GT Radial 285/75 R16 Adventuro MT. Internamente o carro tem detalhes no painel em “Amarelo Elétrico” e console central, cor que também está nas costuras especiais dos bancos que lembram circuitos elétricos.

2500 Laramie

Ram – Marca da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) especializada em veículos utilitários, a Ram mostra no Salão um pouco do que a faz ter uma legião de fãs tão fiel. A começar pela Ram 2500 Laramie, que desde o início do ano exibe uma nova grade dianteira. O estilo ficou mais sofisticado, mas sem perder o ar imponente, reforçado pelo próprio logotipo da marca, aplicado em tamanho grande. O modelo recebeu ainda uma atualização da central multimídia Uconnect. A tela de toque de 8,4 polegadas passou a ser compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. A 2500 também brilha com uma versão totalmente personalizada, pintada na cor exclusiva Delmonic Red, aplicada até na grade. Mas o que chama mais atenção são as rodas de 20 polegadas, vestidas por pneus off-road de 37”, a suspensão elevada em 10 cm, os alargadores de para-lamas texturizados, os adesivos na caçamba, que imitam aço escovado, e a enorme ponteira de escape de 6” de diâmetro.

1500 Limited

Lançada em janeiro passado no Salão de Detroit (EUA), a novíssima geração da Ram 1500 aparece para mostrar um pouco dos novos caminhos que serão percorridos pela marca Ram. Exposta na versão Limited, a nova picape traz cabine espaçosa e bem acabada, com uma versão mais moderna do sistema Uconnect, com tela multimídia de 12 polegadas. De alta definição, ela permite ser dividida para mostrar funções separadas ao mesmo tempo, a exemplo de Android Auto e controles do ar-condicionado.

Zoe

Renault – A marca francesa também aproveitou o Salão para anunciar a venda ao público final do seu modelo elétrico, o Zoe, por R$ 149.000,00. Até então, o veículo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão.

Symbioz

Outra novidade é o Symbioz, um carro autônomo, conectado e elétrico, que representa a visão da Renault sobre o automóvel em 2030. Com 4,70 metros de comprimento (para uma largura de 1,98 metro e altura de 1,35 metro), o conceito Symbioz é um sedã monovolume futurista, cujas dimensões externas correspondem a um veículo do segmento D. Entretanto, o amplo espaço interno modulável é equivalente ao de um veículo do segmento E.

Kwid Outsider

A Renault traz também como destaques o Kwid Outsider, que apresenta diferenciais estéticos como barra de teto, skis (frontal e traseiro), faixa lateral, moldura do farol de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens. E o Captur Bose, série limitada, com sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo. Os dois modelos começarão a ser vendidos no primeiro semestre do próximo ano.

O presidente da Renault Sport F1, Jérôme Stoll, e o piloto da equipe, Nico Hulkenberg

Outra novidade está na área de esportividade com a série especial do Sandero R.S. Formula One Team, pintada na exclusiva cor amarela Sirius e feita para a promoção Speed Drive, que vai sortear duas unidades do esportivo. Para a Renault, o Salão também é o local ideal para a primeira aparição da picape Alaskan para o público brasileiro. O modelo, com capacidade de carga de 1 tonelada, ainda não tem data para chegar ao país.

Volkswagen – A marca alemã traz como destaque para o Salão o primeiro híbrido que lançará no País, o Golf GTE, que estará disponível no Brasil no ano que vem, após passar por severos testes da adaptação às condições nacionais. O Golf GTE traz um completo espectro dos últimos sistemas de assistência e infotainment. O modelo traz o Active Info Display, painel de instrumentos totalmente digital e o sistema de infotainment Discover Pro, com tela de 9,2 polegadas e controle por gestos. O sistema de rádio de série do Golf GTE – o Composition Media com tela de 8 polegadas, entrada USB e conexão Bluetooth para telefones móveis – também traz novo visual.

A Volkswagen mostra também uma visão antecipada de sua nova família de veículos de mobilidade elétrica. Uma delas é o I.D. CROZZ, o primeiro veículo utilitário crossover (CUV) da marca – ao mesmo tempo um cupê de quatro portas e um utilitário esportivo (SUV). Segundo a marca, trata-se da terceira versão da família I.D, de emissão zero, com autonomia muito grande, design de mobilidade elétrico carismático e um conceito de interior completamente novo. A produção vai começar em 2020.

Outro destaque é a Tarok Concept, picape para todo terreno com tração nas quatro rodas, que combina as características da última geração de SUVs digitalmente conectados com a versatilidade de uma picape de cinco metros. De acordo com a VW, a Tarok Concept é capaz de transportar objetos com até 1,86 metro de comprimento. Isso é possível por meio do uso de uma nova solução que permite a expansão da área de carga através de um painel traseiro dobrável na espaçosa cabine dupla de quatro portas. Já está certo que a Volkswagen irá oferecer em breve uma versão de série da Tarok Concept no mercado brasileiro, com poucas mudanças.

Serviço
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: Até 18 de novembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda
Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)
Informações e ingressos: http://www.salaodoautomovel.com.br/

 

 

 

 

 

 

Fontes: GM Mercosul / FCA Group / Honda do Brasil / Nissan do Brasil / Renault do Brasil / Volkswagen do Brasil / MktMix Assessoria de Comunicação / Imprensa
Fotos: Divulgação e VZN

 

 

 

Anúncios