Modelo de entrada da família de nakeds da Honda, a nova CB 250F Twister 2019 chega com design renovado, ainda mais marcante, e com novas cores – destaque para a exclusiva cor laranja na versão ABS. Além disso, a versão de entrada passa a contar com freios CBS (Combined Brake System), que ampliam a segurança de pilotagem. Segundo a marca, a versão ABS está com preço reduzido para R$ 14.990,00 e a de entrada mantém o preço de R$ 13.990,00.

A CB Twister se destaca por oferecer características marcantes da família CB – performance, segurança e extrema facilidade de uso. Um dos destaques é o motor monocilíndrico 4 tempos arrefecido a ar de 249,5 cm3, com comando de válvulas simples no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) de quatro válvulas e alimentado pela injeção eletrônica de combustível PGM-Fi (Programmed Fuel Injection). Com tecnologia bicombustível FlexOne, o motor possibilita a potência máxima de 22,4 cv a 7.500 rpm quando abastecido com gasolina e 22,6 cv a 7.500 rpm alimentado com etanol. O torque é de 2,28 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 2,24 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina.

CB 205F Twister CBS

De acordo com a Hona, a introdução do sistema de frenagem combinada CBS – Combined Brake System na versão de entrada da CB Twister 2019 valorizou de maneira importante o modelo, haja vista a grande parcela de motociclistas iniciantes que optam por começar ao guidão desta motocicleta. Atraídos pela facilidade de uso que o modelo proporciona, os motociclistas iniciantes têm no sistema de frenagem CBS um real facilitador de frenagens seguras e em espaços mais curtos. Na prática, o CBS corrige maus hábitos de frenagem, que privilegia o uso do freio traseiro em detrimento do dianteiro, invertendo assim a correta prioridade. Nas motocicletas dotadas do CBS, ao pressionar o pedal, parte da força de frenagem é enviada ao disco dianteiro. Deste modo, quando o motociclista age em ambos os comandos – pedal e manete – a redução da velocidade se dá de maneira mais homogênea e segura, em espaços menores e com menor possibilidade de desestabilização.

CB 250F Twister ABS

Na CB Twister em versão topo de linha, o sistema de freios é por ABS. O princípio de funcionamento é o de impedir o travamento das rodas em qualquer condição, tarefa essa atribuída a um conjunto de sensores que faz a leitura da velocidade das rodas e controla automaticamente a pressão do sistema hidráulico nas pinças de freio, mantendo o máximo poder de frenagem sem que isso resulte em travamento e perda de aderência dos pneus com o solo. Este sistema é o preferencial nas motocicletas mais potentes e que, equipando a Twister, proporciona ao condutor a máxima expressão da tecnologia em sistema de freios. Parceiro de toda esta tecnologia aplicada aos freios das CB 250F Twister 2019 é o conjunto formado por chassi, suspensões, rodas e pneus: tubos de aço compõe o chassi em arquitetura tipo Diamond, na qual o motor é elemento estrutural. A ele estão vinculadas suspensões telescópica à frente e monoamortecida atrás, cuja particularidade é ter a mola dupla.

A opção por equipar a CB Twister com um conjunto no qual o amortecedor hidráulico traseiro é envolvido por duas, e não apenas uma única mola, foge do convencional da categoria e traz resultados superiores para fins de conforto, estabilidade e absorção de impactos. Dotadas de especificações diferentes quanto à rigidez, as molas cumprem tarefas distintas: a maior destina-se a absorção das irregularidades de maior amplitude, enquanto a menor visa oferecer maior conforto e possibilidade de manter o pneu em constante contato com o solo, o que se traduz por dirigibilidade superior.

Pneus radiais de última geração contribuem para tornar a CB Twister referência em precisão direcional e maneabilidade. Pilotada com suavidade, destaca-se pelo conforto superior para condutor e passageiro, que desfrutarão de uma ergonomia atenta e adequada. Para pilotos que buscam emoção e maior prazer de pilotagem, a motocicleta também apresenta caráter esportivo marcante.

A modernidade de projeto da CB Twister é traduzida por detalhes como o conjunto traseiro, no qual lanterna e piscas são “full LED”, ou então pelo painel “black-out”, digno de motocicletas de alta cilindrada, e no qual na versão 2019 foram introduzidos dados sobre consumo médio e instantâneo.

A CB Twister ABS com a exclusiva cor laranja se destaca pelas rodas na mesma cor, que remete à RC 213V pilotada por Marc Márquez no Mundial de MotoGP. A CB Twister vermelha pode ser escolhida com freios ABS ou CBS enquanto as cores prata metálico e branco vêm exclusivamente na versão de entrada, CBS.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Honda do Brasil / Imprensa
Fotos: Divulgação

Anúncios