Segunda edição do evento organizado pela Escola de Restauração de Veículos Antigos aconteceu no início do mês, com a participação de 70 pessoas

Por Vito Zanella

Cerca de 70 pessoas participaram da 2ª edição do “Clássicos na Estrada e Yellow Bus CCA na Rota do Vinho”, realizado no início deste mês pela Escola de Restauração de Veículos Antigos e o Clube de Carro Antigo do Brasil (CCA), com patrocínio da CIA 66 e Edelbrock, e apoio da São Paulo Antiga e Garagem do Bellote. O passeio, da Capital paulista a São Roque, interior de São Paulo, aconteceu no último dia 2 de dezembro e envolveu uma visita a uma vinícola, exposição de veículos antigos e boa gastronomia, num roteiro em mata atlântica preservada.

O trajeto foi feito em 15 carros antigos, liderados pelo Yellow School Bus do CCA, um ônibus escolar americano de 10 metros de comprimento, totalmente restaurado, com fidelidade estética, da marca Internacional/Ward, 1986, mecânica Mercedes 1316, turbo diesel.Mas, além de turismo, gastronomia e cultura, os passeios “Clássicos na Estrada” tem o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência de interagir com automóveis antigos e incentivar seus proprietários a utiliza-los como forma de lazer e da preservação. “O automóvel foi projetado para rodar, a inatividade causa danos aos veículos”, informa Ricardo Luna, presidente do CCA.

O evento faz parte do projeto da Associação Clube do Carro Antigo do Brasil, instituição social do CCA, entidade sem fins lucrativos que, através do tema carro antigo, elabora, implanta e apoia projetos sociais, culturais e ambientais. E todos os recursos arrecadados no Passeio em Carreata Solidária Clássicos na Estrada na Rota do Vinho – 2ª edição são destinados em pró do Programa Jovem Restaurador, que oferece bolsas gratuitas de formação profissional na área de Restauração de Veículos Antigos e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Em 2017, por ser tratar do primeiro evento dessa magnitude organizado pelo CCA, o evento foi limitado à participação de apenas oito carros com mais de 20 anos, sendo o mais antigo um Citroën modelo 11 BL Traction Avant 1949 e o mais “novo” Ford Taurus LX 3.0 V6 1995.  Este ano participaram do encontro modelos como: Dodge Polara, Plymout 1949, Monza 1985, Fuscas 1966 e 1968, Parati 1995, Cadillac 1959, Opala 1971, Del Rey, F100 1963, Galaxie, Camaro, Omega, Mercedes 1982, Monza Conversível, Variant 1975 e Fiat 147 Europa. “O passeio do CCA para São Roque, rumo à Vinicola Góes e ao Box 54, foi uma excelente oportunidade para os participantes não apenas conhecerem estes locais, mas foi um momento muito interessante de socialização, onde uma parte do público pode viajar para estes destinos a bordo de um legítimo ônibus escolar americano, enquanto eram acompanhados por uma divertida carreata de veículos clássicos, de variados modelos e marcas. Espero em 2018 outros roteiros para explorar”, completou Douglas Nascimento, jornalista e editor do São Paulo Antiga. 

 

 

 

Fotos: Divulgação

Anúncios