Encontro terá também exposições de antiguidades, mostras artísticas e show de Chorinho, além de visitas monitoradas nos Ateliês de Restauração de Artes, entre outras atividades

A Escola de Restauração de Veículos Antigos, do Clube do Carro Antigo do Brasil (CCA), e o Centro Técnico Templo da Arte, escola exclusiva de Restauração de Peças de Arte, realizam neste sábado, dia 24, “Artes, Antigos & Amigos no Ipiranga”, evento gratuito com exposição de carros antigos, vistoria de Placa Preta, Mostra Fotográfica “O Automóvel e o Cinema”, Exposições de Antiguidades, Mostras Artísticas e show de Chorinho com Edu Viola. Além das atividades, haverá visitas monitoradas nos Ateliês de Restauração de Artes, para conhecer as técnicas de restauração de telas, vitral, esculturas, instrumentos antigos de madeira, entre outras. O encontro acontece a partir das 10h30, no Templo da Arte, que fica na Rua Costa Aguiar, 1013, quase esquina com a Rua dos Patriotas, no bairro do Ipiranga. Mais informações pelos telefones (11) 5011-9111 ou (11) 3385-7443.

Para Carlos Castilho, designer automotivo, professor universitário há mais de 20 anos e responsável pela disciplina História do Automóvel, na Escola de Restauração de Veículos Antigos, ambas as escolas se preocupam em disseminar a cultura da restauração e preservação da história. “O Templo da Arte dedica-se a recuperação e preservação de obras artísticas, literárias, arquitetônicas e de design. O trabalho que desenvolvemos no Clube do Carro Antigo do Brasil segue a mesma linha, só que com foco na mobilidade. Sendo assim, vemos como natural o estabelecimento de um regime de colaboração entre as duas instituições, com enorme potencial para trocas de informação técnica e humana”, explica Castilho, que acrescenta: “quem mais tem a ganhar com o fato é a sociedade, pois temos a certeza de que essa parceria iniciada agora nos ajudará no aperfeiçoamento das técnicas de preservação e restauro, bem como no amadurecimento de nossa visão sobre esse importante aspecto da vida cultural, que é a preservação da memória para as futuras gerações”.

O professor Dr. Sergio Vizzaccaro Amaral, coordenador de área do Centro Técnico Templo da Arte, reforça ainda que em um País, cuja população em geral não se prima pela conservação de sua própria história, nem de seus documentos familiares, que descarta o antigo por um duvidoso “novo”, o ato de pensar em Preservar, Conservar e Restaurar parece insólito. “Por outro lado, vendo o patrimônio arquitetônico ruindo pela especulação imobiliária ou pelo abandono, nossas produções pictóricas esquecidas nos porões de instituições apáticas, artefatos históricos degradados e, paralelamente, a falta de preparo de quem poderia atuar na conservação, o Templo da Arte, conhecido pela difusão de técnicas e informação sobre os campos da restauração e conservação de bens culturais, dedica-se hoje, e ao longo de sua história, com a formação sólida e abrangente de profissionais comprometidos com a história sem, no entanto, se distanciar das tendências que se mostram consolidar diante do futuro”, completa.

Serviço
Evento: Artes, Antigos & Amigos no Ipiranga
Dia: 24/06/17
Local: Rua Costa Aguiar, 1013 – Ipiranga
Horário: 10h30
Aberto gratuitamente ao público
Mais informações: (11) 5011-9111 ou (11) 3385-7443

Escola de Restauração de Veículos Antigos – A escola iniciou suas atividades em 2012, oferecendo bolsas gratuitas para jovens de baixa renda através do Projeto Escola de Offício. É a primeira escola da América Latina a oferecer cursos regulares na restauração de veículos antigo. O Curso de Formação Profissional oferece treinamento básico teórico na área de Restauração de Veículos Antigos até a formação profissional prática, em oficina, em todas as áreas da profissão de Restaurador de Veículos Antigos, com objetivo de prover ao participante um embasamento adequado para seu ingresso nas atividades práticas.

Centro Técnico Templo da Arte – A escola foi criada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 1991. No início, ela oferecia cursos de artesanato e artes em geral. Posteriormente, por volta do ano 2000, outros cursos foram criados, como alguns relacionados aos materiais de arte. Em 2006, começaram os cursos técnicos de restauração e conservação em pintura de cavalete, em arte sacra, papel e museologia. Em 2008, quando o CTTA mudou-se para o bairro do Ipiranga, na capital paulista, iniciou-se cursos de pós-graduação em : restauro em arquitetura, perícia e análise de obras de arte, restauro de material gráfico e restauro de pintura de cavalete.

Anúncios