O Futurliner foi um Ônibus Conceito, fabricado pela General Motors, para ser utilizado em desfiles e eventos públicos. Reunidos em caravanas itinerantes, os Streamliners e, posteriormente, Futurliners, viajaram os Estados Unidos de 1936 até meados de 1956. Neste período, percorreram mais de  um milhão de quilômetros, visitaram 251 cidades dos EUA, Canadá, México e Cuba, abordando cerca de 12,5 milhões de pessoas.

Os Streamliners, a primeira geração

Inicialmente foram fabricados seis Streamliners e em 11 de fevereiro de 1936 iniciou-se, em Lakeland, na Flórida, a “Caravan of  Progress”. Em 1941, foram substituídos pelos Futurliners e passou a se chamar  “Parade of Progress”. Os Futurliners funcionavam como “stands”, com o objetivo de apresentar as mais recentes tecnologias oferecidas pela General Motors.

Cartaz Parade of Progress

A Restauração – Em meados da década de 1990, Joe Bortz, um colecionador americano, adquiriu cinco unidades remanescentes dos Futurliners, com objetivo de restaurar esta importante passagem da história do automóvel dos Estados Unidos.

Com o passar do tempo, Bortz desistiu do oneroso projeto de restauração e decidiu oferecer para interessados em realizar a tarefa de preservar e, finalmente, restabelecer a frota. Quatro dos ônibus foram adquiridos por particulares, o mais caro por U$ 1.800,00.

Futurliner em 1998, previsão de US$ 200 mil para restauração

O quinto Futurliner foi doado ao National Automobile Museum & Truck, em Auburn, Indiana (EUA). Em 1999, um grupo de voluntários da região oeste de Michigan iniciou a restauração do veículo. Com trabalho voluntário, doações de materiais e recursos financeiros, em 2006, o Futurliner foi totalmente restaurado e hoje pode ser visitado no National Automobile Museum & Truck.

“Caravan of Progress”, 1º de Junho de 1939

 

Uma das primeiras versões do Futurliner (abril de 1941), baseado no  Streamliner de 1936

Caravana de sete Futurliners dos 12 fabricados

“Parade of Progress”,  em 1941

 

Futurliners  “Parade of Progress”, Savannah, em 1953

“ Parade of Progress”, New Orleans, em 1955

Os Futurliners funcionavam como “stands”, que mostravam as mais recentes tecnologias oferecidas pela GM 

Restauração do Futurliner iniciada em 1998

 

Futurliner em processo de restauração, janeiro de 2002

 

Futurliner em processo de restauração, dezembro de 2002

Futurliner em processo de restauração, janeiro de 2003

Futurliner, em janeiro de 2004, ainda em restauração

Totalmente restaurado em 2006

Fontes c/fotos:
http://www.futurliner.com/
http://natmus.org/
http://www.oldcarsweekly.com

*Fred Sinclair é colaborador da Escola de Restauração de Veículos Antigos (www.escoladerestauracao.com.br), Estudioso e Pesquisador do Automóvel Antigo

 

 

 

Anúncios