Entre o final de setembro e novembro deste ano, a Toyota Motor Corporation lançará no Japão um serviço de aluguel para o robô Welwalk WW-1000, que foi projetado para ajudar na reabilitação de pessoas com paralisia de membros inferiores, ocasionada por acidente vascular cerebral (AVC), entre outras circunstâncias.

Sistema completo do Welwalk WW-100 inclui esteira e monitor

Segundo a fábrica japonesa, o Welwalk WW-1000 equipa uma gama de funções de apoio à reabilitação baseadas na teoria de aprendizagem motora, incluindo a capacidade de ajuste do nível de dificuldade para se adequar aos avanços do paciente, ao passo que fornece respostas sobre as características de seus passos. O sistema do Welwalk WW-1000 possui operação simplificada, comandado por um painel central em touchscreen, além de fácil montagem, o que garante a praticidade de seu uso em clínicas.

A Toyota começou a instalar robôs industriais na década de 1980 e, desde então, aplicou essas tecnologias de produção e desenvolvimento de automóveis aos avanços da tecnologia Partner Robots (Robô Parceiros), divisão de negócio da fabricante voltada à criação de humanoides, com vistas ao aprimoramento tecnológico da indústria, fundamentada na percepção de que robôs podem ser verdadeiros companheiros de apoio e, assim, coexistir com as pessoas.

Seguindo a premissa que rege a Partner Robot, “liberdade de mobilidade para todos e alegria de autossuficiência”, levando em conta o crescente envelhecimento populacional do Japão, a Toyota tem desenvolvido tecnologias de robôs parceiros, capazes de se relacionarem nas principais áreas de apoio medicinal. O desenvolvimento ajudará a fornecer assistência aos idosos, permitindo maior independência e apoio aos seus cuidadores.

Perna robótica é adaptada para indivíduos com paralisia de membros inferiores para auxiliar nos movimentos de flexão e alongamento do joelho

O desenvolvimento de robôs de reabilitação para suporte no campo da medicina começou no final de 2007 com a colaboração do Hospital Universitário de Saúde de Fujita, em Toyoake, em Aichi (Japão). Desde 2011, testes pilotos foram realizados nas instalações médicas daquele hospital. Entre 2014 e o fim de março de 2017, robôs do tipo Walk Training Assist (Assistente de Treinamento para Caminhada) foram instalados em 23 instituições médicas em todo o Japão para a investigação clínica.

O retorno dado por pacientes e pessoas envolvidas na pesquisa indica que este robô tem potencial para auxiliar na recuperação de membros inferiores e, como resultado, o uso do robô como um dispositivo médico foi oficialmente aprovado e certificado. A Toyota espera alugar 100 unidades dos robôs Welwalk WW-1000 para instalações médicas do Japão.

 

 

 

 

 

Fonte: Printer Press/ Toyota do Brasil/Imprensa
Fotos: Divulgação

Anúncios