Por Fred Sinclair*

O Toyoda Model AA produzido entre 1936 e 1942 foi o primeiro veículo de passageiros em linha fabricado pela Toyota. A marca japonesa estabeleceu sua Divisão Automotiva em 1933 como “Toyoda Automatic Loom Works”. Em 1935, produziu o seu primeiro protótipo, o Toyoda A1(nenhum exemplar existente conhecido), baseado na carroceria do Chrysler Airflow, no motor da Chevrolet, e no chassi e elétrica dos modelos Ford. Um ano antes da produção do modelo, Kichrio Toyoda, filho do fundador  Sakishi Toyoda, havia adquirido um exemplar do Airflow e o desmontado por inteiro.  Em 1937, a Toyota Motor Co. Ltd foi fundada, fabricando caminhões e posteriormente o primeiro veículo de passageiros da empresa, o Sedan Model AA.

Para a comemoração do 50º aniversário, em 1987, a fabricante japonesa realizou uma busca de exemplares remanescentes no Japão, China e Coréia, mas não obteve sucesso. A baixa produção (1.400 unidades) e o advento da II Guerra Mundial, em 1941, tornaram o veículo muito raro. Neste mesmo ano, a fábrica decidiu construir uma réplica, baseada em impressos e plantas da época. Mesmo com material incompleto e danificado, os engenheiros conseguiram recriar o modelo. Assim, desde 1989, a réplica do AA pode ser visitada no “Toyota Automobile Museum” localizado na cidade japonesa de Nagakute.

Réplica do Toyoda Sedan Model AA, primeiro veículo de passageiros produzido pela Toyota em 1936

Exemplar original – Em 2008, os administradores do museu holandês Dutch National Motor Museum localizaram um exemplar original, único conhecido, do Sedan Model AA, próximo à cidade russa de Vladivostock.

Durante as negociações, que se arrastaram por meses, soube-se que o veículo pertencia à mesma família siberiana desde a II Guerra Mundial, provavelmente resultado de um espólio de guerra durante a ocupação soviética na Mandchúria, invadida pelos japoneses em 1945.

O exemplar tinha modificações na carroceria, com peças de outros veículos, motor Chevrolet e seu sistema de direção transferido para o lado esquerdo. Hoje, este exemplar pode ser visitado, exatamente como foi encontrado, no Dutch National Motor Museum na Holanda.

Referências: www.toyota-global.com & illustrated Encyclopedia of Extraordinary Automobilies (Por Giles Chapman,2009)

Exemplar original, Toyoda Sedan Model AA 1936, no estado em que foi encontrado, em Exposição no “Dutch National Motor Museum” na Holanda

*Fred Sinclair é colaborador da Escola de Restauração de Veículos Antigos (www.escoladerestauracao.com.br), Estudioso e Pesquisador do Automóvel Antigo

Anúncios