Cerca de 500 mil pessoas deveram participar do evento, que acontece de 20 a 23 de abril, e terá mais de 600 veículos expostos, entre outras atividades

Começa nesta quinta-feira, dia 20, a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia no interior paulista. O evento acontece na Praça Adhemar de Barros e no seu entorno e ocupa uma área de 80.000m², com uma estrutura completa aos expositores e visitantes, que inclui a exposição de autos antigos, a feira de peças e antiguidades, o espaço oficial para venda de veículos, estacionamentos, estandes de clubes, praça de alimentação e banheiros.

Segundo os organizadores, mais de 500 mil pessoas deverão passar pelo evento nos quatros dias do Encontro. Neste período milhares de pessoas podem apreciar os mais de 600 veículos expostos no local. Carros clássicos, originais, restaurados, hot rods, streets e caminhões gigantes encantam os visitantes e apreciadores do antigomobilismo.

Além dos veículos em exposição, o evento ainda conta com uma área voltada para a comercialização de mais de 700 carros antigos e promove a maior feira de peças e antiguidades da América Latina. Nos 400 estandes da feira, o público pode encontrar uma grande variedade de peças para restauração de carros antigos, móveis, brinquedos e antiguidades.

Promovido por Mingo Abonante e seu filho Junior, proprietários da Relicário Autos Antigos, em parceria com a BJ Eventos, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia reúne também grandes nomes do automobilismo brasileiro, os ex pilotos Wilson Fittipaldi Jr e Bird Clemente, que são respectivamente embaixador e patrono do evento.

Mulheres marcam presença – A presença das mulheres é cada vez mais frequente nas atividades que antes eram consideradas masculinas. E isso não é diferente no EBAA. Se no passado era mais comum que elas somente acompanhassem os maridos nos eventos de antigomobilismo, atualmente elas se profissionalizaram na área e assumiram papéis de destaque.

É o caso da jornalista automotiva e fotógrafa Teresa Gago, que conheceu o antigomobilismo graças ao marido, empresário do ramo de automóveis, no Rio de Janeiro. Além de acompanhá-lo, Teresa optou por participar desses eventos de forma mais ativa. Em 2003, ela criou o Portal Auto Classic, para mostrar para o público o que acontecia no meio antigomobilista. “Sei que é um ramo bastante masculino e foi preciso ter postura para reverter o preconceito para um grande respeito”, disse Teresa, que participou de todas as edições do EBAA. Neste ano, além de fazer a cobertura jornalística e fotográfica do evento, ela ministrará um workshop sobre rejuvenescimento estética e saúde.

Outra presença importante no evento é a da detalier Carla Prado, que comandará o workshop “Cuidando da estética do seu carro antigo”. Carla, que reside em Jaguariúna/SP, é referência em detalhamento automotivo (detailing), especializada em carros antigos e de luxo. No workshop ela ensinará técnicas para que os proprietários possam fazer a limpeza de seus próprios carros de maneira correta e fácil e ainda como evitar alguns erros comuns que podem riscar a pintura, prejudicar plásticos, borrachas e cromos.

Entusiasta do antigomobilismo, Carla Prado já havia participado do EBAA como visitante e também expondo seus carros: um Mercury 53 e um Impala 67. “Será uma satisfação participar mais uma vez deste grande evento, agora podendo compartilhar um pouco do meu conhecimento e experiência com os participantes do Encontro, que assim como eu são apaixonados por carros antigos”, salientou.

Expositora frequente da Feira de Peças e Antiguidades do EBAA, a paranaense Viviane Muran, trabalha há cerca de 11 anos com compra e venda de peças para autos antigos na empresa do marido. Viviane conta que nem sempre foi fácil trabalhar nesse ramo dominado por homens. Ela conta que já enfrentou muitas situações de preconceito e discriminação, mas hoje comemora o fato de ter seu trabalho reconhecido. “Amo o que faço e acho maravilhoso poder trabalhar com o que gosto. O mais curioso é viver na estrada, ficar contando os dias para chegar o próximo evento. Ver o brilho nos olhos das pessoas que procuram uma peça por meses pra completar seu carro e acharem comigo é muito gratificante”, disse.

Já Helga Murrins Marques, colecionadora de Águas de Lindóia, também é uma apaixonada por carros antigos. Ela e o marido colecionam carros há cerca de 10 anos e possuem vários exemplares, entre eles, uma Kombi 65 que recebeu no ano passado o prêmio por originalidade no EBAA.

Helga conta que sempre gostou de carros e que no ano passado participou de um workshop de mecânica voltado para mulheres, oferecido pelo EBAA. “É muito bom saber trocar um pneu, saber se está faltando água ou vazando óleo. Nós podemos usar salto alto, maquiagens e sermos delicadas, mas também somos capazes de pegar no pesado e realizar tarefas que até desconhecemos. E com relação aos carros, além de poder andar com eles, que é a melhor parte, poder arrumá-los e recuperá-los é muito gratificante”.

Serviço
IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos
De 20 a 23/04/2017
Praça Adhemar de Barros – Águas de Lindóia/SP
Entrada: Gratuita
Mais informações pelo site www.encontroaguasdelindoia.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Labs Comunicação
Fotos: Divulgação/ III Encontro Brasileiro de Autos Antigos

Anúncios