Subcompacto da Volkswagen também teve algumas alterações visuais, redução de versões e nova série especial

Lançado em 2014, o up! 2018 passa por sua primeira grande mudança: com algumas alterações visuais e redução de versões, além de trazer novidades funcionais, especialmente em relação a tecnologia. Faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular estão entre os recursos exclusivos do novo up! na categoria. E mais: o aplicativo exclusivo “maps + more” desenvolvido pela Volkswagen possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone. Os preços ainda não foram divulgados pela montadora.

O up! 2018 traz visual mais esportivo e maduro, sem perder o caráter de ícone. Com linhas mais horizontais, o compacto tem como grandes diferenciais na dianteira os faróis e o para-choque. O conjunto ótico passa a contar com elementos internos. Já o para-choque está mais pronunciado, com ângulos ainda mais evidentes. A grade do radiador passa a contar com friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis.

Nas laterais, destaque para o logotipo “TSI” na coluna “B” e as novas rodas e calota. O take up! passa a ser equipado com a calota 14”. O move up! traz a roda de liga leve 14” e o high up! exibe a roda de liga leve 15”. Todas com visual inédito.

A parte de trás do veículo segue a filosofia da dianteira, com mais elementos cromados e detalhes que realçam a esportividade. As lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente).

Outra novidade é o friso cromado que percorre toda a parte inferior da tampa do porta-malas (high up!) e se conecta com o fim das lanternas. O para-choque traseiro também é novo, com linhas mais horizontais e que se alargam conforme se aproximam da parte inferior do veículo, dando a impressão de que o novo up! está mais largo. Retrorrefletores e o amplo difusor traseiro complementam o conjunto.

De acordo com a VW, com os novos para-choques, o up! 2018 tem comprimento de 3,68 metros. Ou seja, 84 mm maior que o modelo anterior (ganho de 72 mm no balanço dianteiro, que passa a ser de 657 mm, e 12 mm no balanço traseiro, 611 mm). Com 2,42 metros de distância entre-eixos – uma das maiores no segmento –, o up! tem 1,50 metro de altura, 1,64 m de largura (sem espelhos retrovisores) e porta-malas de 285 litros.

Para a linha 2018 do up!, a Volkswagen lançou a série especial “connect”, com detalhes inéditos e estilo diferenciado. Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido (conferindo mais esportividade), adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”. A versão “connect” será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.

Interior moderno e refinado – No interior, painel, instrumento combinado, volante global (multifuncional e com acabamento de couro, dependendo da versão), suporte para celular, figurino dos bancos e texturas são novos. Isso sem falar na iluminação ambiente: um filete de LED branco destaca toda a parte inferior do painel.

A faixa superior (PAD) que cobre o painel passa a ter a tecnologia “In Moding Label”, semelhante à utilizada em modelos de categorias superiores, como o Golf, por exemplo. Cada versão conta com ambientação exclusiva, desenvolvida de acordo com a proposta do modelo. Em comum estão as linhas mais horizontais e a maior quantidade de componentes em preto brilhante.

O instrumento combinado também é novo. Há três grandes mostradores circulares, dispostos de maneira estratégica para facilitar a leitura: à esquerda fica o conta-giros, à direita o marcador do nível de combustível e, ao centro, o velocímetro junto com a tela central com iluminação branca.

Com 3,5”, a tela central do instrumento combinado traz novas funções. Agora é possível monitorar informações de texto do rádio e de mídias pelo instrumento combinado, que possibilita também configurar a linguagem e as unidades de medida das informações do computador de bordo, que tem nove funções.

Outras novidades do sistema são o indicador de porta(s) aberta(s) e o aviso de tempo de revisão. A nova tela também tem as funções de mostrar temperatura externa, relógio, indicador de troca de marchas, entre outros.

Focado na robustez e na relação custo-benefício, o take up! tem o painel feito em uma peça única na cor Preta Titan. O mesmo tom é usado na versão move up!, porém, com a faixa superior (PAD) texturizada em preto Satin. O cliente tem à disposição outra configuração para o painel do move up! com a parte inferior na cor Dublin, em tom mais claro, requinte para a versão intermediária.

O high up! recebe o faixa superior (PAD) do painel com design Loom light, com acabamento escurecido para o ambiente claro e PAD claro para ambiente escuro.

Conectividade – O up! 2018 TSI oferece o inédito sistema “Composition Phone”, que por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.

O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth, de maneira simples e rápida. Ao abrir o aplicativo “maps + more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, com isso, é possível também controlar algumas funções do celular via sistema de som. Vale ressaltar que, paralelamente ao uso do aplicativo Volkswagen, é possível utilizar outros aplicativos, como o Spotify, o Waze, entre outros.

Com o aplicativo “maps + more” em funcionamento, a tela do celular mostra atalhos para agenda de telefone (possibilitando fazer ou atender ligações), músicas salvas no celular (permitindo escutar a playlist ou selecionar a faixa a ser reproduzida) e chamada para o Volkswagen Service, no qual é possível solicitar serviços de apoio em relação ao veículo.

Na tela do rádio é exibido um menu com cinco ícones principais do aplicativo:
Navegação – A navegação pelo aplicativo “maps + more” utiliza mapas atualizados pela TomTom, que além de serem salvos no celular (ou seja, não dependem de internet para serem acessados) contam com informações contínuas de trânsito. É possível inserir um endereço de destino de duas maneiras: digitando ou por reconhecimento de escrita direto na tela do celular – basta “desenhar” na tela do celular a letra que deseja procurar que o sistema irá buscar as palavras que começam com aquela reconhecida.

Think Blue. Trainer –
Trata-se de um dispositivo de monitoramento e auxílio ao motorista para uma condução mais eficiente que funciona de forma complementar ao indicador de troca de marchas no painel de instrumentos. O sistema mostra na tela do celular um gráfico que se modifica à maneira que o veículo consome mais ou menos combustível. Quanto mais econômico, mais elementos azuis aparecerão.
Computador de bordo – Outra função do aplicativo é mostrar as principais funções do computador de bordo do veículo. Consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média, distância percorrida e tempo de viagem – desde a partida e a longo prazo – podem ser visualizadas na tela central do instrumento combinado ou pelo celular.
Mostradores – Por meio do aplicativo é possível espelhar (lado a lado) na tela do celular, em tamanho aumentado, o conta-giros e o mostrador da temperatura do líquido de arrefecimento. Sendo possível, inclusive, escolher de qual lado cada um vai ficar.
Busca – Assim como a navegação, o sistema de busca do aplicativo da Volkswagen possibilita ser acionado de duas maneiras: digitando ou por reconhecimento de escrita direto na tela do celular. A busca engloba não apenas endereços do mapa, mas contatos e músicas salvos no telefone, por exemplo.

Mais equipado em todas as versões

take up!: já traz itens como pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer” (de alta eficiência), alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular (inédito no segmento). Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Como opcional, o cliente tem à disposição o pacote “take completo”, que acrescenta o sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

move up!: passa a contar, como equipamento de série, com iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

O tilt down regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Complementam a lista (além de todos os itens do take up!) sistema “easy drive”, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. Completo de série, o único opcional para o move up! TSI é o sistema de som “Composition Phone”.

high up!: versão mais tecnológica, acrescenta a todos os itens de série do move up! os sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”.

A função “Coming & Leaving Home” faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo.

O high up! traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. O cliente tem à disposição o sistema de som “Composition Phone” e o revestimento dos bancos em couro sintético Native.

Tecnologia TSI – Devido ao enorme sucesso de vendas das versões TSI, a Volkswagen expandiu a oferta dessa motorização no novo up!. O take up! continua a ser oferecido com o motor 1.0 MPI. O move up! passa a ser a única configuração que pode ser associada ao motor MPI e ao TSI. A connect e a high up! e são equipadas exclusivamente com o motor 1.0 TSI.

A grade do radiador conta com friso duplo cromado e vermelho (quando o veículo for Laranja Habanero, os frisos são cromado e preto), o para-choque dianteiro traz a parte central pintada de preto e a coluna “B” (que separa as portas dianteiras da traseiras) ganha o logotipo “TSI”

Motorização é a mesma – Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

Novos testes – De acordo com a Volkswagen, a marca realizou uma nova bateria de testes no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO e, considerando o volume de vendas, adotou também configurações com pneus 14” com baixa resistência ao rolamento. Isso fez o novo up! TSI atingir excelente marca de 1,40 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012. O valor obtido até então com pneus aro 15 (e que permanece para os modelos com esse equipamento de série) foi de 1,44 MJ/km.

Mais do que reafirmarem o up! no posto de carro mais econômico do segmento, esses dados reforçam o modelo Volkswagen como um dos mais econômicos entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A”. O up! TSI leva 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

Motor MPI – O take up! e o move up! podem ser equipados com o também premiado motor 1.0 MPI. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho), e o coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

O up! MPI leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Segurança – Todo novo up! é equipado de série com sistemas ISOFIX e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), recursos importantíssimos de segurança que são oferecidos apenas pelo modelo Volkswagen na categoria. Além disso, o alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. No banco traseiro os cintos laterais são retráteis já desde a versão de entrada take up!, que conta com dois apoios de cabeça. Nas demais versões há três apoios de cabeça para o banco de trás.

O novo up! é fabricado em Taubaté (SP), tem garantia total de três anos e é oferecido em sete cores de carroceria: preto Ninja, branco Cristal e vermelho Flash (sólidas), além das metálicas prata Sírios, azul Lagoon, cinza Platinum e laranja Habanero.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Volkswagen do Brasil/Imprensa
Fotos: Divulgação

 

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